CADEIAS PRODUTIVAS

Atores locais protagonistas do desenvolvimento

“Quanto mais organizações, negócios e pessoas envolvidas, melhor

 

Criada em 2018, a Gerência de Cadeias Produtivas, antes nomeada como Desenvolvimento Local, nasceu da necessidade de um olhar para a expansão e ganhos das cadeias produtivas da cidade de São Paulo, tendo como foco os territórios mais vulneráveis e suas potencialidades. 

 

Ao fomentar a atividade de associações, micro e pequenos empreendedores, possibilitando apoio técnico e financeiro para implementação de melhorias, a área busca consolidar cadeias produtivas locais, reduzir as desigualdades socioeconômicas na cidade de São Paulo, e criar condições para a expansão de segmentos. 

 

Programa Sampa + Rural: Acelerando Hortas

O Programa de aceleração de hortas urbanas, periurbanas e rurais tem como objetivo impulsionar organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvam e/ou apoiem atividades de produção agrícola na cidade de São Paulo. O programa oferece fomento e assessoria gerencial e técnica para a implementação de uma solução com base em tecnologia socioambiental que contribua para melhorar a condição de vida, trabalho e renda dos agricultores. Ainda, busca contribuir para o maior acesso a alimentos mais seguros e saudáveis pela população periférica, por meio dos circuitos curtos, estimulando a permanência de agricultores na prática agrícola, garantindo também um aproveitamento dos espaços da cidade.

Clique para ver os resultados da Pesquisa com Organizações da Sociedade Civil (OSC) que baseou a elaboração do programa!

Semeando Negócios

O Projeto Semeando Negócios é uma parceria entre a ADE SAMPA e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região Sul da cidade de São Paulo através do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as atividades agrícolas na região e o fomento a cadeias produtivas de interesse socioambiental, como o turismo de vivência rural e o beneficiamento de produtos naturais. Busca regularizar a atividade agrícola, fortalecer pequenos negócios e a geração de renda dos produtores das zonas rurais e urbanas localizados no Grajaú/Ilha do Bororé, Parelheiros e Marsilac.

Fomento à Cadeia Têxtil

 

O projeto é uma parceria entre a ADE SAMPA e a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de impulsionar a cadeia de produção têxtil da cidade através do fortalecimento de grupos e negócios de costura, preferencialmente situados nas periferias da cidade de São Paulo, visando o fornecimento de produtos que possam ser absorvidos para as demandas dos alunos da rede de escolas municipais, creches e/ou dos CEUs. Busca apoiar a formalização da atividade têxtil, capacitação desses negócios; e fomento e assessoria gerencial e técnica para evolução de maturidade dos Grupos de Costura.

PROJETOS ENCERRADOS:

Portal do Centro

O Portal foi uma plataforma de acesso rápido ao público consumidor frequentador da região central da cidade e aos empreendedores, reunindo as informações mais importantes em um só lugar para que você possa comprar, se divertir, fazer negócios, comer e conhecer as atrações históricas e culturais dessa região da cidade. O site faz parte de um projeto maior de valorização e institucionalização de distritos econômicos com vocações em atividades específicas conforme diretrizes do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo.

LIGUE OS PONTOS

 

O Projeto Ligue os Pontos, encerrado em 2021, foi pensando em ser a ponte entre a cidade e o campo, por meio do fortalecimento de empreendedores, produtores rurais e interessados em desenvolver um negócio da cadeia da agricultura nas regiões de Parelheiros e Capela do Socorro. A ADE SAMPA entrou no projeto em 2019, auxiliando com cursos para esses empreendedores e agricultores em temas como: gestão, finanças, marketing, marca, cliente e precificação; e fortalecendo, por meio de recursos financeiros, a infraestrutura das propriedades.

Programa de Desenvolvimento Econômico Local

O programa, executado em 2019, mapeou diversos atores sociais, organizações e empresas em todas as regiões da cidade de São Paulo para subsidiar a criação de estratégias de geração de emprego e renda, considerando as vocações e ativos dos territórios. Em uma segunda etapa, realizou oficinas participativas regionais para coletar propostas de ação.

Clique para ver os principais resultados do estudo realizado.

Empreendedores sobre a ADE SAMPA

"O projeto contribuiu muito para aumentar nossa organização, possibilitando atender melhor a comercialização da rede, aumentando a quantidade e diversidade de produtos" LIGUE OS PONTOS
Vinícius Ramos
"As atividades foram muito importantes para eu melhorar a gestão do meu negócio e administrar melhor os recursos . A troca de experiência foi fundamental para ver novos caminhos de meu empreendimento" LIGUE OS PONTOS
Marlene ferreira da Silva
"A aceleração chegou para fortalecer minha decisão de sair do mundo corporativo e empreender! Refizemos as metas com nosso mentor e batemos ela no final do ano!" LIGUE OS PONTOS
Marina Sierra de Camargo

); Pular para o conteúdo