SOBRE
O Programa de Aceleração Green Sampa por VAI TEC contempla diferentes agendas de sustentabilidade e é voltado para negócios que propõem soluções em economia verde. A iniciativa oferece aporte financeiro, reuniões, mentorias individuais, possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais do setor de negócios socioambientais, além de residência no Hub Green Sampa.
Para a sexta edição, o programa Green Sampa por VAI TEC vai selecionar até 25 negócios, para um processo de aceleração de seis meses, que proponham soluções em economia verde dentro dos eixos: qualidade do ar; resíduos sólidos; eficiência energética, energia limpa, armazenamento energético e clean web; mobilidade urbana e transporte; e qualidade de água e saneamento.
A aceleração busca estimular o aperfeiçoamento de negócios inovadores sustentáveis, prioritariamente geridos por jovens de regiões menos privilegiadas da cidade de São Paulo. Para participar, as empresas devem utilizar tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, como em produtos e/ou serviços pensados para atender os setores de tecnologias verdes e sustentabilidade.
O Green Sampa é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de economia verde para a implementação de uma plataforma que busca soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.
A iniciativa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Além disso, realiza aceleração e oferece residência de empresas de tecnologias verdes, ofertando qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, assessorias e mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócios e investimentos . Em 2022, foi reconhecido como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).
A Aceleração Green Sampa busca estimular o processo de escala de empreendimentos de negócios verdes em estágio avançado de desenvolvimento que desenvolvam produtos ou serviços inovadores e que utilizem as tecnologias como parte essencial do modelo de negócio. Além disso, tem o intuito de disseminar a cultura e a educação empreendedora, fomentar a inserção de jovens no ecossistema de empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade da cidade de São Paulo e promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda nas regiões mais vulneráveis da cidade de São Paulo.
O Green Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).