O Green Sampa é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de economia verde para a implementação de uma plataforma que busca soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.
A iniciativa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Além disso, realiza aceleração e oferece residência de empresas de tecnologias verdes, ofertando qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, assessorias e mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócios e investimentos . Em 2022, foi reconhecido como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).
A Aceleração Green Sampa busca estimular o processo de escala de empreendimentos de negócios verdes em estágio avançado de desenvolvimento que desenvolvam produtos ou serviços inovadores e que utilizem as tecnologias como parte essencial do modelo de negócio. Além disso, tem o intuito de disseminar a cultura e a educação empreendedora, fomentar a inserção de jovens no ecossistema de empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade da cidade de São Paulo e promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda nas regiões mais vulneráveis da cidade de São Paulo.
O Green Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).