Fashionsampa

DÚVIDAS

Antes de tudo, leia o edital! Ele traz todas as informações que você precisa saber sobre o programa.

O Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura é um programa de aceleração voltado para empreendimentos de moda de micro e pequeno porte da cidade de São Paulo. A iniciativa busca ampliar a capacidade institucional de micro e pequenos negócios do setor e possibilitar o desenvolvimento de práticas e soluções sustentáveis para desafios da moda e cadeia têxtil. O programa apoia na estruturação, funcionamento e gestão desses empreendimentos para que possam ampliar mercados e acessar oportunidades de negócios.

As inscrições para a 2ª edição do programa Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura estarão abertas de 14 de novembro a 09 de dezembro de 2025.

  • R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por empreendimento de moda selecionado, na forma de mobiliário, maquinário, materiais e serviços;
  • Plano de Aceleração;
  • Orientação técnica e gerencial individual;
  • Encontros coletivos presenciais e remotos, no formato de capacitações e intercâmbios.

Serão selecionados 25 (vinte e cinco) projetos de empreendimentos de moda sediados na cidade de São Paulo com mais de 2 (dois) anos de atividades comprovadas.

Serão beneficiários da 2ª edição do Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura empreendimentos de moda de micro e pequeno porte sediados e atuantes na cidade de São Paulo, que desenvolvam atividades produtivas, criativas ou de prestação de serviços no setor da moda, compreendendo:

  • Marcas de moda, oficinas, grupos produtivos, coletivos, cooperativas, associações ou prestadores de serviços ligados à cadeia têxtil e vestuário, incluindo empreendimentos de design de moda que desenvolvam produtos autorais, coleções, modelagens ou identidades visuais aplicadas a moda;
  • Empreendimentos de produção de têxteis ou a partir de têxteis, que atuem na confecção, beneficiamento, reaproveitamento, tingimento, acabamento ou inovação em materiais têxteis, com foco em práticas sustentáveis e de impacto socioambiental positivo;
  • Empreendimentos, coletivos ou associações que realizem ações de articulação comercial e fortalecimento de redes de empreendedores da moda, incluindo a organização de feiras, eventos ou espaços de comercialização, desde que comprovem atuação contínua e finalidade voltada à geração de renda e desenvolvimento do setor da moda.

Esta edição terá a duração de quatro meses.

Não, a inscrição e todo o processo de aceleração são gratuitos.

  • Proponentes: dois participantes (pessoa física) maiores de 18 (dezoito) anos e residentes no município de São Paulo;
  • Imóvel: ser proprietário ou ter autorização para uso do empreendimento de moda;
  • O empreendimento de micro ou pequeno porte deve comprovar atuação consolidada no mercado da moda há pelo menos dois anos;
  • Os projetos devem ser desenvolvidos no município de São Paulo;
  • Os proponentes não podem estar inscritos no CADIN Municipal.
  • Servidores públicos municipais, membros da Comissão Técnica de Avaliação e membros da ADE SAMPA;
  • Pessoas que tenham parentesco com servidores públicos municipais, com membros da Comissão Técnica de Avaliação e com membros da ADE SAMPA (cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau).

Não. As inscrições são feitas por duas proponentes pessoas físicas, que irão representar o Empreendimento de moda e ficarão responsáveis pelo projeto.

Sim. No ato da inscrição você precisa indicar qual será a sua contrapartida para o projeto. A contrapartida será pontuada pela Comissão de Seleção, conforme os critérios estabelecidos no item 9 do edital e os proponentes são responsáveis por elaborar um relatório com evidências da contrapartida realizada.

Contrapartida é uma atividade que o empreendimento de moda selecionado realiza sem utilizar o recurso financeiro adquirido, como forma de maximizar os impactos do projeto. Exemplos de contrapartidas são: benefícios coletivos ao setor da moda, como utilização coletiva de estrutura, compartilhamento de equipamentos, estabelecimento de relações de cooperação; oferta de emprego; oficinas, rodas de conversa e/ou capacitações; entre outros.