O Programa

O Programa

O Programa de Aceleração Amplifica Cine por Vai Tec tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto no âmbito cultural e social. O Amplifica Cine atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de ações que configuram um programa de políticas para os setores de cinema, TV e novas mídias, prospectando o mercado para troca de experiências e escoamento de produção de produtos e serviços do setor de audiovisual.

Sua finalidade é impulsionar e estimular novos negócios do setor na cidade de São Paulo, por meio da capacitação de jovens participantes de negócios do setor audiovisual – principalmente residentes da periferia da cidade – para suas respectivas jornadas empreendedoras, apresentando temas como gestão de negócios, pitching, formação de rede de contatos e acesso à mercados.

A importância desta política se justifica pelo setor do audiovisual ter notável crescimento e potencial de geração de emprego e renda nas suas regiões de atuação. A aceleração busca, dentro deste cenário, abrir a possibilidade de gerar cases de sucesso que sirvam de espelho para jovens com pouca, ou quase nula, possibilidade de atuar com temas que envolvam seus talentos, criatividade e inovação. Dessa maneira, possibilitando a criação de um olhar amplo e diversificado para o fomento ao desenvolvimento de coletivos e empresas com potencial para atuar de forma competente, com conhecimento e talento.

Etapas:

Buscando fortalecer o setor audiovisual da cidade de São Paulo, o programa Amplifica Cine irá selecionar até 25 negócios para participar de um processo de aceleração durante seis meses, além do capital semente de R$ 45.000, visando desenvolver as capacidades empreendedoras dos acelerados e, também, facilitar seu caminho ao mercado.

Durante o programa, serão realizados três diagnósticos da situação de cada um dos negócios acelerados, com o intuito de elaborar mentorias individuais e personalizadas que atendam às suas necessidades. Além disso, terão oficinas coletivas (presenciais e remotas) abordando tópicos de gestão de negócios, “pitching” e temas específicos do setor audiovisual.

No decorrer deste processo, as empresas deverão desenvolver seus pitches para apresentação e avaliação no Demoday, evento que acontece ao final da aceleração. Neste último mês de participação no programa, a ADE SAMPA e Spcine promoverão uma rodada de negócios com players do mercado e possíveis investidores, para que os acelerados tenham a oportunidade de vender suas ideias e fomentar qualquer tipo de parceria.

Ao longo e após o período da aceleração, o programa ainda prevê a presença dos participantes em feiras e eventos de relevância para o setor audiovisual. A exemplo de missões externas nas quais os participantes da primeira e segunda edição do Amplifica Cine, podem-se citar Ventana Sur 2022, SXSW 2023, SXSW 2024 e Rio2C 2024.

Participação em atividades do mercado:

O setor audiovisual é estruturado em vendas, licenciamento de propriedade intelectual. Ou seja, existe um projeto de série, de longa ou curta metragem, e este produto será licenciado e o produtor (e potencialmente roteirista, diretor, atores, dependendo do modelo de negócio) será remunerado por este licenciamento.

Por ser em calda longa, um mesmo produto é licenciado em “janelas” diferentes (cinema, televisão fechada, aberta, streaming) ou licenciado por valores mais altos para exclusividade (exemplo de originais Netflix e Globoplay). Para que sejam bem sucedidos, os projetos precisam passar por eventos com rodadas de negócios e espaços para networking.

Para produtores que estão iniciando sua carreira, é importante fortalecer seu espaço e nome no mercado nacional, para, posteriormente, desenhar uma estratégia a longo prazo no mercado internacional.