O Programa

O Programa

O Programa Amplifica Cine tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto no âmbito cultural e social. O Amplifica Cine atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de ações que configuram um programa de políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias, prospectando o mercado para troca de experiências e escoamento de produção de produtos e serviços do setor de audiovisual.

Sua finalidade é impulsionar e estimular novos negócios do setor na cidade de São Paulo, e no Brasil, por meio de capacitações de jovens participantes de coletivos audiovisuais – principalmente residentes da periferia da cidade -, para suas respectivas jornadas empreendedoras, apresentando temas como gestão de negócios e a inserção de mão de obra qualificada no mercado de audiovisual. 

A importância desta política se justifica pelo setor do audiovisual ter notável crescimento e potencial de geração de emprego e renda nas suas regiões de atuação. O Programa Amplifica Cine busca, dentro deste cenário, abrir a possibilidade de gerar cases de sucesso que sirvam de espelho para jovens com pouca, ou quase nula, possibilidade de atuar com temas que envolvam seus talentos, criatividade e inovação. Dessa maneira, possibilitando a criação de um olhar amplo e diversificado para o fomento ao desenvolvimento de coletivos e empresas com potencial para atuar de forma competente, com conhecimento e talento.

Para esta realização, a Prefeitura da Cidade de São Paulo une forças da ADE SAMPA – agência vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Econômico, Trabalho e Turismo – e Spcine, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

Etapas:

Com o intuito de fortalecer o setor audiovisual periférico da cidade, dez coletivos audiovisuais serão selecionados para o processo de aceleração durante cinco meses.

O primeiro mês será composto por oficinas com temáticas empreendedoras, como com temas como desenvolvimento de um modelo de negócios consistente e escalável; Sustentabilidade financeira dos coletivos de audiovisual; Geração de Negócios entre os componentes da cadeia de valor do audiovisual; Comercialização de produtos e serviços; Conexão de redes e networking e Potencialização de capacidades empreendedoras.. Trazendo uma base sólida para o crescimento da mentalidade empreendedora e dos coletivos.

A partir do segundo mês até o final do período de aceleração, os coletivos irão participar de assessorias e mentorias individuais, focando nas expertises e fraquezas de cada um e aprimorando suas estratégias de forma personalizada. 

Ao final do quarto mês de aceleração, os coletivos deverão apresentar seus pitches de saída para representantes da ADE SAMPA, Spcine e outros parceiros do setor, mostrando sua evolução. Já no quinto, os coletivos irão participar de uma rodada de negócios. Durante todo o período do programa, os participantes ainda poderão participar de diversas agendas do setor, se conectando ainda mais com o universo audiovisual da cidade.

Participação em atividades do mercado:

O setor audiovisual é estruturado em vendas, licenciamento de propriedade intelectual. Ou seja, existe um projeto de série, de longa metragem, de game, e este produto será licenciado e o produtor (e potencialmente roteirista, diretor, atores, dependendo do modelo de negócio) será remunerado por este licenciamento. Por ser em calda longa, um mesmo produto é licenciado em “janelas” diferentes (cinema, televisão fechada, aberta, streaming) ou licenciado por valores mais altos para exclusividade (exemplo de originais Netflix e Globoplay). Para que sejam bem sucedidos, os projetos precisam passar por eventos com rodadas de negócios e espaços para networking. Para produtores que estão iniciando sua carreira, é importante fortalecer seu espaço e nome no mercado nacional, para, posteriormente, desenhar uma estratégia a longo prazo no mercado internacional.

Em 2019, a ADE SAMPA, juntamente com a Spcine, participou do Ventana Sur 2019, o Festival mais importante de conteúdo audiovisual da América Latina e uma agenda muito importante no cronograma de distribuidores e compradores da indústria internacional. Organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e pelo Marché du Film – Festival de Cannes, o VS reúne todos os diferentes atores da indústria audiovisual para promover a coprodução, financiamento e distribuição internacional de conteúdo latino-americano.

O evento aconteceu de 02 a 06 de dezembro em Buenos Aires – Argentina, recebendo participantes credenciados e compradores e vendedores dos cinco continentes e representantes das redes e plataformas internacionais mais importantes. 

 

A parceria da Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, possibilitará aos coletivos acelerados uma agenda de promoção e prospecção, criando pontes e relacionamento com os principais agentes de mercado audiovisual latino, com potenciais oportunidades de empreendedorismo, ligando empresários deste meio à cadeia produtiva do audiovisual das periferias de São Paulo. A participação no festival visa promover a aproximação com a Incubadora do INSTITUTO NACIONAL DE CINE Y ARTES AUDIOVISUALES – INCAA, prospectando parcerias com a produção audiovisual de países consolidados no setor e reconhecidos mundialmente, como o cinema argentino e chileno. A participação pode abrir portas no mercado internacional para especialização do setor audiovisual paulista com intercâmbio de conhecimento, compartilhamento de experiências e técnicas.

O intuito do programa é fortalecer o setor audiovisual periférico da cidade. Com isso, 20 coletivos audiovisuais são selecionados para um processo de aceleração que é dividido em duas etapas:

A pré-aceleração conta com os 20 coletivos que terão 10 oficinas, com temas como desenvolvimento de um modelo de negócios consistente e escalável; Sustentabilidade financeira dos coletivos de audiovisual; Geração de Negócios entre os componentes da cadeia de valor do audiovisual; Comercialização de produtos e serviços; Conexão de redes e networking e; Potencialização de capacidades empreendedoras. Durante este período, os coletivos recebem desafios a serem avaliados. Ao final do período, os coletivos deverão elaborar um modelo de negócio consistente e apresentar um pitching com as soluções para o desafio proposto. As quatro melhores propostas passarão para a etapa de aceleração.

Sua finalidade é impulsionar e estimular novos negócios na cidade de São Paulo e no Brasil, por meio de capacitações de jovens de 20 coletivos de audiovisual para suas respectivas jornadas empreendedoras, com temas de gestão de negócios e a inserção de mão de obra qualificada no mercado de audiovisual. A importância da atuação desta política se justifica pelo setor do audiovisual ter notável crescimento e potencial de geração de emprego e renda nas suas regiões de atuação. O Programa Amplifica Cine buscará, dentro deste cenário, abrir a possibilidade de gerar cases de sucesso que sirvam de espelho para jovens com pouca, ou quase nula, possibilidade de atuar com temas que envolvam seus talentos, criatividade e inovação. Dessa maneira, possibilitando a criação de um olhar amplo e diversificado para o fomento ao desenvolvimento de coletivos e empresas com potencial para atuar de forma competente, com conhecimento e talento.