Tem alguma dúvida? Abaixo você encontra respostas para as perguntas mais comuns sobre nossos serviços.
As inscrições serão lançadas após a inauguração do espaço. Acompanhe as redes sociais da ADE SAMPA para ficar por dentro.
O Hub Sampa Games é um centro de inovação para quem já atua ou deseja ingressar no mercado de jogos eletrônicos. O espaço funciona como uma escola para formação de profissionais do setor de games e como hub de encontros e conexões com diversos atores do mercado.
O local oferece qualificação profissional para game developer por meio de formações teóricas e práticas em design de jogos, programação de games, arte digital e e-sports. Além disso, promove a interação entre empresas, startups, desenvolvedores e instituições de ensino, nacionais e internacionais, por meio de eventos como game jams, meetups e competições de e-sports, para conectar jovens talentos a esse mercado em expansão.
O Hub Sampa Games também conta com uma unidade do Sampa Cast, estúdio de podcast e videocast, e duas cabines de streaming com isolamento acústico para transmissões online.
Todos os serviços oferecidos no Hub Sampa Games são gratuitos.
- Maiores de 16 (dezesseis) anos domiciliados no município de São Paulo;
- Preferencialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Interessados em ingressar no setor de games.
A formação em GameDev contempla uma trilha de aprendizado que oferece formações teóricas e práticas em áreas como design de jogos (Game Design) e programação de games (GameDev). Durante a formação os alunos terão oportunidades de realizar mentorias extracurriculares e especializações online complementares à formação.
- Pré-Produção I – Apresentar aos alunos os fundamentos do desenvolvimento de games, diferentes gêneros de jogos e narrativas, além das etapas que compreendem o ciclo de desenvolvimento de um game. Aprender o que é e como começar a criar documentos de design de jogo (GDD).
Temas principais: narrativa, documentação, principais ferramentas, introdução ao Unreal Engine (configuração e navegação na interface da ferramenta), técnicas de PrePro, ciclo de desenvolvimento.
- Pré-Produção II – Explorar a teoria do design de jogos, introduzindo os elementos essenciais como mecânicas, dinâmicas e estéticas, bem como continuar o aprendizado sobre criação de documentos de design de jogos (GDD) e começar o aprofundamento no design de interface para jogos (UI/UX).
Temas principais: elementos de design de games, princípios de level design, UI e usabilidade em jogos (interface), criação do GDD, ferramentas de criação de níveis no Unreal Engine.
- Game Art – Introduzir arte digital, modelagem 3D e animação. Apresentar técnicas de arte 2D, arte vetorizada e criação de personagens.
Temas principais: princípios de arte digital, concept de assets e UI, concept de cenário, concept de personagem e importação de arte para o Unreal Engine.
- Game Art 3D – Aprofundar e ampliar as linhas de conhecimento em arte digital, modelagem 3D e animação. Apresentar técnicas de arte 3D, criação de personagens e modelagem de mundos tridimensionais. Apresentar Environment 3D e Pixel Art.
Temas principais: princípios de modelagem, modelagem 3D, texturização e UV mapping, princípios de animação, animação e rigging, importação de modelos para o Unreal Engine.
- Engine – Objetivos específicos de aprendizagem: Introduzir programação e desenvolver a base técnica necessária para implementar mecânicas de jogos. Ensinar os conceitos de lógica de programação, algoritmos e introdução aos blueprints no Unreal Engine, desenvolvendo inteligência artificial para NPC’s e sistemas de física e colisão.
Temas principais: lógica de programação, introdução ao blueprints no Unreal Engine, sistemas de física e colisão, inteligência artificial e NPC’s, shader e material, desenvolvimento de mecânicas de jogo e desenvolvimento de HUD e UI.
- Projeto final – Desenvolver um projeto final em grupo. Aprender princípios do design de som, ferramentas de áudio digital e como implementá-las no Unreal Engine. Desenvolver e testar mecânicas de jogo, balanceando e iterando com base na experiência de uso.
Temas principais: planejamento e gestão de projeto, desenvolvimento colaborativo, GDD, princípios de design de som para jogos, ferramentas de áudio digital, implementação de áudio no Unreal Engine, protótipo jogável com mecânicas básicas implementadas, mentorias direcionadas, apresentação final do projeto para avaliação.
Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de edital de chamamento que será divulgado no site da ADE SAMPA.
A formação em GameDev tem duração de 12 meses com atividades presenciais e online.
A programação dos eventos como game jams, meetups e competições de e-sports serão divulgadas no site e nas redes sociais do Hub Sampa Games e nas redes sociais da ADE SAMPA. Os interessados em participar devem se inscrever pelos formulários que serão divulgados posteriormente.
A utilização do estúdio do Sampa Cast acontece mediante agendamento prévio que deve ser realizado todo dia 20 de cada mês (ou dia seguinte, em caso de feriados e finais de semana) no site da ADE SAMPA
A utilização das cabines de streaming será realizada mediante agendamento prévio online. O espaço é destinado ao uso rotativo de streamers, sem equipamento fixo.