
DESENVOLVIMENTO
LOCAL

Atores locais protagonistas do desenvolvimento
Criada em 2018, a área de Desenvolvimento Local nasceu da necessidade de um olhar para as cadeias produtivas da cidade, tendo como foco os territórios mais vulneráveis e suas potencialidades. Como primeiro passo desse planejamento, foi desenhado o Programa de Desenvolvimento Local para subsidiar de informações os novos projetos que viriam a ser criados. Estes, ao fomentar cadeias produtivas locais, buscam reduzir as desigualdades socioeconômicas na cidade de São Paulo, potencializando os pequenos negócios, trazendo os atores locais na decisão para o seu desenvolvimento.
Os programas e projetos da área de Desenvolvimento Local executam ações em quatro eixos, quais sejam: capital humano, incentivando as capacidades e habilidades dos envolvidos; capital social, fortalecendo redes e conexões; infraestrutura e fomento produtivo, possibilitando apoio técnico e financeiro para implementação de melhorias nas cadeias de valor por meio de seus beneficiários e suas demandas.
Desde então, a área vem desenvolvendo os seguintes programas e projetos relacionados abaixo.

>>Programa Sampa + Rural – Acelerando Hortas
O Programa de aceleração de hortas urbanas, periurbanas e rurais tem como objetivo impulsionar organizações da sociedade civil que desenvolvam e/ou apoiem atividades de produção agrícola na cidade de São Paulo. O programa oferta apoio financeiro e orientação gerencial e técnica para a implementação de uma solução com base em tecnologia socioambiental que contribua para melhorar a condição de vida, trabalho e renda dos agricultores. Ainda, busca contribuir para o maior acesso a alimentos mais seguros e saudáveis pela população periférica, por meio dos circuitos curtos, estimulando a permanência de agricultores na prática agrícola, garantindo também um aproveitamento dos espaços da cidade.
Clique para ver os resultados da Pesquisa com Organizações da Sociedade Civil (OSC) que baseou a elaboração do programa!
>> Fomento à cadeia têxtil dos Uniformes Escolares
A Secretaria Municipal de Educação trabalha em parceria com a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo a fim de impulsionar a cadeia têxtil da cidade para confecção de uniformes para a rede municipal de ensino!
A parceria inclui atividades de orientação a empreendedores, esclarecimentos de dúvidas e divulgação do Edital de Credenciamento nº 001/2020, dentre outras ações, com o objetivo de colaborar para ampliar o número de Micro e Pequenas Empresas – MPEs habilitadas para o fornecimento de uniformes escolares e para o fortalecimento do setor e sua cadeia produtiva.

Projetos encerrados:

>>portal do centro
O Portal do Centro é uma plataforma que nasceu do desejo de evidenciar os esforços que todas as organizações e a Prefeitura Municipal de São Paulo desempenham em apoio às pequenas e médias empresas atuantes no centro e para o centro da cidade de São Paulo. O Portal foi um instrumento de acesso rápido ao público consumidor frequentador da região central da cidade e aos empreendedores, reunindo as informações mais importantes em um só lugar para que você possa comprar, se divertir, fazer negócios, comer e conhecer as atrações históricas e culturais dessa região da cidade. O site faz parte de um projeto maior de valorização e institucionalização de distritos econômicos com vocações em atividades específicas conforme diretrizes do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo.
>> LIGUE OS PONTOS
O Projeto Ligue os Pontos, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, foi pensando em ser a ponte entre a cidade e o campo, por meio do fortalecimento de empreendedores, produtores rurais e interessados em desenvolver um negócio da cadeia da agricultura nas regiões de Parelheiros e Capela do Socorro. A ADE SAMPA entrou no projeto em 2019 para apoiar esses empreendedores e agricultores, auxiliando com cursos em temas como: gestão, finanças, marketing, marca, cliente, precificação, dentre outros e fortalecendo, por meio de recursos financeiros, a infraestrutura das propriedades. O projeto foi encerrado em 2021, mas a ADE SAMPA continua apoiando empreendedores no território por meio dos Programas de Atendimento e do Teia.
>>PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
O programa, executado em 2019, mapeou diversos atores sociais, organizações e empresas em todas as regiões da cidade de São Paulo para subsidiar a criação de estratégias de geração de emprego e renda, considerando as vocações e ativos dos territórios. Em uma segunda etapa, realizou oficinas participativas regionais para coletar propostas de ação. Aqui você encontra os resultados da pesquisa.
Empreendedores sobre a ADE SAMPA


