CADEIAS PRODUTIVAS
Atores locais protagonistas do desenvolvimento
“Quanto mais organizações, negócios e pessoas envolvidas, melhor”
Criada em 2018, a Gerência de Cadeias Produtivas, antes nomeada como Desenvolvimento Local, nasceu da necessidade de um olhar para a expansão e ganhos das cadeias produtivas da cidade de São Paulo, tendo como foco os territórios mais vulneráveis e suas potencialidades.
Ao fomentar a atividade de associações, micro e pequenos empreendedores, possibilitando apoio técnico e financeiro para implementação de melhorias, a área busca consolidar cadeias produtivas locais, reduzir as desigualdades socioeconômicas na cidade de São Paulo, e criar condições para a expansão de segmentos.
Programa Sampa + Rural: Acelerando Hortas
O Programa de aceleração de hortas urbanas, periurbanas e rurais tem como objetivo impulsionar organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvam e/ou apoiem atividades de produção agrícola na cidade de São Paulo. O programa oferece fomento e assessoria gerencial e técnica para a implementação de uma solução com base em tecnologia socioambiental que contribua para melhorar a condição de vida, trabalho e renda dos agricultores. Ainda, busca contribuir para o maior acesso a alimentos mais seguros e saudáveis pela população periférica, por meio dos circuitos curtos, estimulando a permanência de agricultores na prática agrícola, garantindo também um aproveitamento dos espaços da cidade.
Clique para ver os resultados da Pesquisa com Organizações da Sociedade Civil (OSC) que baseou a elaboração do programa!
Semeando Negócios
O Projeto Semeando Negócios é uma parceria entre a ADE SAMPA e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região Sul da cidade de São Paulo através do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as atividades agrícolas na região e o fomento a cadeias produtivas de interesse socioambiental, como o turismo de vivência rural e o beneficiamento de produtos naturais. Busca regularizar a atividade agrícola, fortalecer pequenos negócios e a geração de renda dos produtores das zonas rurais e urbanas localizados no Grajaú/Ilha do Bororé, Parelheiros e Marsilac.
Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura
O programa de aceleração tem como objetivo promover o fortalecimento e expansão de pequenos e médios negócios relacionados ao setor da moda no município. O programa oferece fomento e assessoria gerencial e técnica para a implementação de soluções estruturantes e/ou sustentáveis e circulares para gargalos e oportunidades do setor da moda.
PROJETOS ENCERRADOS:
Portal do Centro
O Portal foi uma plataforma de acesso rápido ao público consumidor frequentador da região central da cidade e aos empreendedores, reunindo as informações mais importantes em um só lugar para que você possa comprar, se divertir, fazer negócios, comer e conhecer as atrações históricas e culturais dessa região da cidade. O site faz parte de um projeto maior de valorização e institucionalização de distritos econômicos com vocações em atividades específicas conforme diretrizes do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo.
LIGUE OS PONTOS
O Projeto Ligue os Pontos, encerrado em 2021, foi pensando em ser a ponte entre a cidade e o campo, por meio do fortalecimento de empreendedores, produtores rurais e interessados em desenvolver um negócio da cadeia da agricultura nas regiões de Parelheiros e Capela do Socorro. A ADE SAMPA entrou no projeto em 2019, auxiliando com cursos para esses empreendedores e agricultores em temas como: gestão, finanças, marketing, marca, cliente e precificação; e fortalecendo, por meio de recursos financeiros, a infraestrutura das propriedades.
Programa de Desenvolvimento Econômico Local
O programa, executado em 2019, mapeou diversos atores sociais, organizações e empresas em todas as regiões da cidade de São Paulo para subsidiar a criação de estratégias de geração de emprego e renda, considerando as vocações e ativos dos territórios. Em uma segunda etapa, realizou oficinas participativas regionais para coletar propostas de ação.
Clique para ver os principais resultados do estudo realizado.