Ser mulher, negra, periférica e empreendedora não é fácil. As irmãs Mariana e Marisa Ferreira da Silva nos contam como venceram inúmeras barreiras para fundar a startup TBot – Training Bot, confira:
Antes de empreender, as irmãs trabalharam com atendimento, monitoria, call center, vendas, gerenciamento, entre outras áreas. Filhas de dona de casa e um motorista, quase sem grau de instrução, sempre buscaram novas ideias, “Empreender sempre foi um sonho para nós. Nos lugares onde trabalhamos percebemos situações que não correspondiam com a atualidade, que fazer diferente aumentaria a lucratividade. Não éramos ouvidas. Talvez, o fato de sermos mulheres negras e periféricas, vistas apenas como números e sem abertura para participar mais ativamente, nos despertou esse instinto. Olhar para tanta gente competente sem vez no mercado de trabalho, nos motivou a querer fazer diferente.”, dizem.
O TBot nasceu com o objetivo de desenvolver um chatbot humanizado, que facilite a vida de recrutadores, e que possa ser usado tanto para seleção e recrutamento, quanto para treinamento. Reduzindo custos e trazendo métricas sólidas para avaliação.
A partir de indicação, conheceram e se inscreveram no VAI TEC 5. Com a aceleração, elas puderam identificar o público-alvo, usar novas ferramentas e aprimorar o projeto, expandindo sua visão empreendedora: “A evolução do projeto é notória. Agora, conseguimos ver as ideias se tornando palpáveis. A ajuda financeira é muito importante para o início. Nos surpreendeu o empenho de todos os envolvidos no projeto, com todas as assessorias e oficinas.”.
Os próximos passos de negócio já estão definidos: finalizar o projeto e conseguir mais clientes para ele e, assim, iniciar novas ferramentas. Para quem quer se inscrever na aceleração, elas dão uma dica: “Se você tem uma ideia, um projeto na gaveta, se inscreva! Vá de corpo e cabeça abertos. Mude o mundo começando por você.”
Conheça mais sobre a TBot:
Instagram: @lotustechco
As inscrições para a 6ª edição estão abertas até 22/03! Acesse:
O Programa de Aceleração Vai Tec é uma iniciativa da @prefsp, por meio da @spsmdet, por intermédio da @adesampa