Dúvidas?

Inscrições

Qual o período de Inscrições para o Programa Vai Tec?

Para a Aceleração VAI TEC, em que 24 negócios inovadores das periferias passarão por um programa intensivo de desenvolvimento, as inscrições ocorrem de 18 de junho a 05 de agosto. Já a Fábrica de Negócios, para quem está dando os primeiros passos na jornada empreendedora ou precisa de apoio para validar as principais premissas de seu negócio, acontecerá no segundo semestre de 2018.

É preciso pagar para participar do processo seletivo do Vai Tec?

Não, as inscrições são gratuitas.

Locais e Regiões

As atividades do Vai Tec acontecerão em quais regiões da cidade?

As atividadades da Aceleração VAI TEC, Fábrica de Negócios e Inspiração são focadas no público periférico da São Paulo e, portanto, a grande maioria acontecerá nas Zonas Norte, Sul e Leste, mas algumas delas poderão acontecer na região central da cidade para promover trocas e redes de contato.

Eu não moro na periferia de São Paulo, posso participar das atividades do VAI TEC?

Apesar do Programa VAI TEC ser destinado aos jovens das periferias de São Paulo, qualquer pessoa pode participar das oficinas de Ideação e Validação da Fábrica de Negócios e dos encontros de Inspiração.
Para participar da Aceleração VAI TEC deste ano, é preciso que o(a) proponente seja morador(a) ou tenha empresa em alguma das Prefeituras Regionais abaixo:
Zona Sul: Parelheiros, Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Campo Limpo, Cidade Ademar
Zona Norte: Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Pirituba, Jaçanã/Tremembé
Zona Leste: São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, São Mateus, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaquera, Vila Prudente, Penha, Sapopemba

É obrigatório que todos(as) membros(as) da equipe sejam moradores(as) das regiões indicadas para participar da Aceleração VAI TEC?

Não. É obrigatorio que ao menos o(a) proponente seja integrante ativo do projeto / empreendimento e morador(a) de uma das regiões indicadas.

Pré-Requisitos e Elegibilidade

Eu já preciso ter um projeto / empreendimento pronto para participar do VAI TEC?

Não se preocupe! Nós sabemos que há muitas pessoas que querem começar a empreender, bem como muitas que já estão empreendendo com tecnologia nas periferias. Por isso, oferecemos capacitações e oficinas tanto para quem está dando seus primeiros passos ou que já tem um protótipo a ser testado, por meio da Fábrica de Negócios, quanto para quem está colocando seu negócio para rodar e deixando ele mais rentável e sustentável, por meio da Aceleração VAI TEC. Se você está considerando empreender com tecnologia mas ainda não tem uma ideia ou não sabe por onde começar, participe dos nossos encontros de Inspiração, onde você terá contato com casos de sucesso que também começaram do zero.

Eu gostaria de desenvolver um projeto / empreendimento que não envolve tecnologia. Posso me inscrever em alguma programa oferecido pelo VAI TEC?

Pode se inscrever apenas em nossos eventos de Inspiração. O VAI TEC foi criado para apoiar as iniciativas de tecnologia.

Eu já tenho uma proposta de negócio bem definida e já validada. Preciso participar dos eventos de Inspiração ou da Fábrica de Negócios para concorrer à Aceleração VAI TEC?

A participação nas modalidades anteriores não é obrigatória para participar da Aceleração VAI TEC.

ONG, OSCIP e Fundações podem participar do edital?

Não, na categoria Pessoa Jurídica podem participar somente Micro Empresas, Microempreendedores Individuais – MEI e Cooperativas.

Sou estrangeiro(a), posso participar do Vai Tec?

Claro! Estrangeiros(as) podem participar como proponentes, desde que atendam aos pré-requisitos do Edital e possuam RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

Posso participar como proponente de um projeto e integrante de outro?

Tanto como proponente, quanto como integrante, você só poderá participar de um único projeto.

Subsídio

Tenho apoio de outra fonte de financiamento para o meu projeto, posso receber subsídio do Vai Tec?

O Edital do Vai Tec não estabelece nenhum impedimento. É importante, porém, que você verifique se não há restrições por parte da outra fonte de financiamento.

Qual é o valor do subsídio para os projetos selecionados para a Aceleração VAI TEC?

O valor do subsídio disponibilizado será de até R$ 32.000,00 para cada projeto selecionado.

Aceleração VAI TEC

Como será a Aceleração VAI TEC?

A Aceleração VAI TEC tem como objetivo apoiar e fortalecer empreendimentos que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócios. Serão selecionados até 24 projetos / empreendimentos que receberão mentorias, formação empreendedora, acompanhamento, acesso a redes de contatos e recurso financeiro de até R$ 32.000,00 por projeto / empreendimento durante seis meses.

Quem pode se inscrever para a Aceleração VAI TEC?

Poderão se inscrever equipes compostas por, no mínimo, 2 membros(as), sendo que pelo menos um(a) membro(a) seja, preferencialmente, jovem de baixa renda e, necessariamente, maior de 18 (dezoito) anos, residente em uma das áreas abrangidas pelas Prefeituras Regionais discriminadas no item 4.9 do Edital, mediante submissão de um projeto ou um empreendimento que utilize tecnologia como parte essencial do modelo de negócio.

Quem não pode se inscrever para a Aceleração VAI TEC?

São considerados inelegíveis para participar da Aceleração VAI TEC projetos ou empreendimentos que apresentem uma das seguintes características:


– Propostos por equipes integradas por servidores públicos municipais, membros do Comitê de Especialistas, da Comissão de Avaliação de Propostas do Programa Vai Tec e/ou funcionários da ADE SAMPA;


– Propostos por equipes integradas por pessoas físicas que tenham parentes consanguíneos ou por afinidade até segundo grau, com os membros do Comitê de Especialistas, da Comissão de Avaliação de Propostas do Programa Vai Tec e/ou funcionários da ADE SAMPA;


– Propostos por equipes integradas por indivíduos cujos projetos subsidiados em edições anteriores do Programa Vai Tec não estejam encerrados e/ou com prestações de contas formalmente aprovadas.

Onde e quando serão realizadas as atividades da Aceleração VAI TEC?

A Aceleração VAI TEC terá duração de seis meses e terá atividades entre setembro de 2018 e março de 2019, em diferentes locais das zonas Norte, Sul e Leste.

Como faço para me inscrever para a Aceleração VAI TEC

As inscrições devem ser realizadas via formulário on-line disponibilizado no facebook e no site do Vai Tec até dia 29 de Julho.

Como será o processo seletivo?

A seleção acontecerá em duas fases. Na 1ª fase, todos os projetos / empreendimentos inscritos serão analisados e receberão notas, tendo como base os critérios de seleção. Os 48 projetos mais bem pontuados serão convocados para a 2ª fase. Nessa fase, os projetos / empreendimentos selecionados serão entrevistados e avaliados, seguindo os critérios: equipe, negócio, tecnologia e interesse público.

Quais são os pré-requisitos que meu projeto deve ter para se inscrever na Aceleração VAI TEC?

São considerados elegíveis projetos ou empreendimentos em estágio inicial que apresentem, cumulativamente, as seguintes características:

 

– Utilizem tecnologia como parte relevante do modelo de negócio;

 

– Apresentem modelo de negócio inovador, replicável e escalável, com potencial para se desenvolver na cidade de São Paulo;

 

– Estejam em fase de validação junto aos potenciais clientes e demonstrem potencial de viabilidade técnica e econômica.

Quais os critérios de seleção para a Aceleração VAI TEC?

As propostas para a Etapa 4 serão analisadas pelos seguintes critérios:


Equipe – Capacidade de execução; habilidade para receber e incorporar opiniões externas; nível de dedicação; complementaridade; diversidade


Negócio – Relevância do problema; nível de conhecimento sobre o mercado, potenciais clientes e concorrentes; viabilidade técnica e econômica; planos de monetização


Tecnologia – Viabilidade técnica e econômica; capacidade da equipe em desenvolver a tecnologia; escalabilidade; grau de inovação


Interesse Público – Relevância para o desenvolvimento local; adequação aos objetivos do programa

 

Posso utilizar os recursos do subsídio do Vai Tec para remunerar a mim e ao restante da equipe do projeto?

Sim. É esperada a dedicação integral do(a) proponente ao projeto, podendo, para tanto, utilizar parte do recurso do subsídio, a título de bolsa. O valor a ser destinado em cada projeto para pagamento de bolsa será definido pela ADE SAMPA, no momento da formalização do subsídio, e no decorrer do acompanhamento da evolução do projeto.

Glossário

Aceleração

A seleção acontecerá em duas fases. Na 1ª fase, todos os projetos / empreendimentos inscritos serão analisados e receberão notas, tendo como base os critérios de seleção. Os 48 projetos mais bem pontuados serão convocados para a 2ª fase. Nessa fase, os projetos / empreendimentos selecionados serão entrevistados e avaliados, seguindo os critérios: equipe, negócio, tecnologia e interesse público.

Tecnologia

Conjunto de conhecimento técnicos ou práticos, que são aplicados através do uso de ferramentas e de processos de inovação aos mais variados tipos de problemas que precisam de solução

Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC

Combinação de atividades industriais, comerciais e de serviços, que capturam eletronicamente, transmitem e disseminam dados e informação, bem como comercializam equipamentos e produtos intrinsecamente vinculados a esse processo

Empreendimento em Estágio Inicial

Grupo de no mínimo duas pessoas, que empreendem um negócio em estágio inicial de desenvolvimento, por meio do qual estão buscando entender melhor o mercado e desenvolver um produto adequado às necessidades dos clientes e usuários. Estão construindo ou testando seus protótipos ou primeira versão do produto. Em alguns casos, pode haver vendas e faturamento. Geralmente, tratam-se de negócios com menos de dois anos de existência e em muitos casos ainda não apresentam CNPJ.

Av. São João, 473, 4º andar, Sala 18, Centro, São Paulo/SP • vaitec@adesampa.com.br