Linhas de Atuação do Programa:

A atuação proposta seguirá em 04 eixos específicos de atuação, sendo eles:

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e executado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE SAMPA, é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que buscará soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.

Mapeamento de Empresas e Startups Verdes:

Serão pesquisadas e feitas curadoria com categorização de Startups e Empresas Verdes. Além disso, serão mapeados Pesquisadores, Financiadores e Consultores que atuam com a implementação de tecnologias limpas e fomento a negócios sustentáveis, em nível local e internacional, segundo áreas de atuação e nível de maturidade da solução proposta. Nessa fase serão gerados os Filtros Temáticos de Sinergias de Mercado através da Vitrine Green Sampa

Startups Verdes e Ideias Inovadoras:

Serão 02 (duas) iniciativas nesse eixo, quais sejam a) do “Programa de Acompanhamento de Negócio”; e b) do “Programa de Desafios de Soluções Inovadoras”. Dentro do “Programa de Acompanhamento de Negócio”, por meio de mentorias e de assessorias especializadas, iremos potencializar o desenvolvimento, o acesso a mercado e a investimentos de Startups Verdes, fomentando o desenvolvimento, a implementação e a comercialização de tecnologias limpas com foco no desenvolvimento da cultura empreendedora. Já o “Programa de Desafios de Soluções Inovadoras” será composto por premiações no formato de investimento semente a partir do lançamento de desafios com problemáticas reais da Cidade de São Paulo e de empresas parceiras com foco em centros acadêmicos de pesquisa em soluções para o desenvolvimento sustentável na cidade.

Meet Ups de Mercados e Pauta de Agenda:

Será uma ação composta por eventos e feiras periódicas para promover a integração dos stakeholders do setor com trocas de inovação e geração de oportunidades de atuação em rede. Os encontros de conexão, discussão e exposição serão realizados entre startups, possíveis empresas investidoras, poder público e demais interessados no universo Clean Tech com a tratativa de conteúdos especializados, exposição de casos e troca de boas práticas, acarretando o desenvolvimento da Agenda Verde.

Grupo de Trabalho em Assuntos Regulatórios:

Será uma ação complementar, envolvendo a criação de um Grupo Temático de Discussão sobre Assuntos Regulatórios do setor em âmbito municipal, estadual e federal que favoreça o desenvolvimento de negócios sustentáveis e favorecendo o crescimento do setor de tecnologias verdes.
bump-collaboration-colleagues-1068523