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45 MIL REAIS EM
MATERIAIS E SERVIÇOS
+ ASSESSORIA TÉCNICO
GERENCIAL

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OBJETIVOS

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Promover o fortalecimento e expansão de micro e pequenos negócios relacionados ao setor da moda no município;

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Possibilitar o desenvolvimento de práticas e soluções sustentáveis para desafios do setor da moda;

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Fortalecer a capacidade institucional dos grupos produtivos, apoiando sua estruturação, funcionamento e gestão;

PROJETOS QUE PROMOVEM

SUSTENTABILIDADE E IMPACTO

NO SETOR DA MODA

OBJETIVOS DO PROGRAMA 

– Selecionar 20 (vinte) projetos de grupos produtivos do setor da moda da cidade de São Paulo;

– Desenvolver Planos de Atividades para a definição de atividades, metas e orçamentos, visando a solução do problema apresentado no projeto;

– Ofertar orientação técnica e gerencial individual mensal durante 6 meses em temas que se fizerem necessários;

– Ofertar encontros coletivos no formato de capacitações, intercâmbios ou mutirões, de modo a sempre contar com trocas de conhecimento e experiências práticas e promover a coesão e identificação dos selecionados;

– Disponibilizar R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) por projeto selecionado, na forma de materiais e serviços, para auxiliar na solução do problema apresentado na proposta e na realização das atividades e metas estipuladas pelos Planos de Negócio.

O Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura busca promover o desenvolvimento econômico sustentável da cadeia produtiva ligada ao setor da moda, em especial de negócios localizados em regiões periféricas de São Paulo, diminuindo as lacunas de competitividade e garantindo a continuidade dos mesmos.

CONHEÇA OS 20 PROJETOS SELECIONADOS EM 2024

FIQUE POR DENTRO DE NOSSO

GLOSSÁRIO E PARA DÚVIDAS

ENTRE EM CONTATO:

CADEIATEXTIL@ADESAMPA.COM.BR

Conjunto de atividades relacionadas ao acompanhamento e aconselhamento a empreendimentos, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos, visando auxiliá-los na modelagem de negócio, implantação de soluções e tecnologias, realização de protótipos e versão de testes de mercado, pesquisa com clientes e outras atividades de educação para desenvolvimento de negócios, bem como a aproximação com o ecossistema de empreendedorismo e sustentabilidade, podendo envolver, inclusive, a realização de incentivos financeiros a negócios previamente selecionados.

Pessoa ou grupo que recebe o benefício ou vantagem

Conjunto das atividades/etapas do processo de um produto, desde a sua matéria-prima até o produto final.

Consiste em ações de não geração, reutilização, reciclagem, logística reversa, design intencional (upcycle), tratamento dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Ato de oferecer uma compensação ou troca por alguma coisa. Nesse caso, o Grupo Produtivo irá, se possível, oferecer algo em troca da aceleração ofertada para maximizar os impactos do projeto.

É a união entre desenvolvimento econômico e a preservação de recursos naturais por meio da melhor utilização deles. Assim a economia circular acontece pela construção de novos modelos de negócios e melhoria dos processos de fabricação, a partir da escolha de materiais que são renováveis (material que tem durabilidade estendida e que pode ser reutilizado de várias formas, podendo ser descartado com segurança no fim da sua vida útil). O objetivo da economia circular são as mudanças em toda estrutura econômica (de compras, vendas, produção, estilo de vida), com processos de fabricação seguros as pessoas e saudáveis a todo meio ambiente. 

Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas a partir da autogestão, como coletivos, cooperativas entre outros.

Quanto o grupo recebeu através da venda de produtos e serviços.

Oficinas, facções, cooperativas ou associações que desenvolvam atividades ligadas ao setor da moda.

Os impactos podem ser vistos como os efeitos finais ou mudanças desejadas em última instância por uma iniciativa/empreendimento, como resultados superiores, pontos de chegada desafiadores, distantes e influenciados por muitos fatores. Os impactos podem ter diversas dimensões: redução dos custos de transações; redução de condições de vulnerabilidade; ampliação de possibilidades de aumento da renda; promoção de oportunidades de desenvolvimento; fortalecimento da cidadania e dos direitos individuais.

É a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), construído a partir de indicadores do Atlas do Desenvolvimento Humano (ADH) no Brasil,1 procura dar destaque a diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no território brasileiro, numa perspectiva que vai além da identificação da pobreza entendida apenas como insuficiência de recursos monetários. O IVS é um índice sintético que reúne indicadores do bloco de vulnerabilidade social do ADH, os quais, apresentados por meio de cartogramas e estruturados em diferentes dimensões, servem de suporte para a identificação de porções do território onde há a sobreposição daquelas situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no território, de modo a orientar gestores públicos municipais, estaduais e federais para o desenho de políticas públicas mais sintonizadas com as carências e necessidades presentes nesses territórios. (http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/

Ferramenta que visa o planejar e analisar todas as etapas referentes ao desenvolvimento e ao estabelecimento de um novo negócio ou inovação, obtendo uma visão ampla dos objetivos do empreendimento e quais métodos serão adotados para alcançar os objetivos estabelecidos.

Um projeto pode ser entendido como um esforço organizacional e sistemático para se criar um produto, serviço ou processo baseado em atividades com início, meio e fim com vistas a um resultado específico e responde a uma necessidade ou problema. Envolve um planejamento para sua execução. Um projeto de negócio de impacto social visa a uma melhoria nas condições de vida de pessoas com baixa renda e de impacto ambiental com intuito de melhoria nas condições ambientais do meio em que está inserido. Um projeto de negócio trata-se de uma sequência lógica de ações que visam o desenvolvimento da estrutura de gestão. Além de estabelecer um posicionamento claro de onde a empresa quer ou pode chegar, possibilita o estabelecimento de metas e a medição de resultados com o intuito de criação de sustentabilidade e competitividade.

Entende-se como o desenho/projeto intencional desde o período de projeção e criação de novos produtos e processos que aproveitam completamente os recursos e materiais, evitando qualquer desperdício. Logo, os resíduos (materiais que seriam descartados) são totalmente aproveitados, com a mesma qualidade, isto é, sem perda de valor, para um novo ciclo – os produtos ao final de um primeiro ciclo de vida podem ser reparados, reutilizados, atualizados, reciclados, reinseridos em novos ciclos com mesma qualidade ou superior. Na prática, isso significa: 1. Prever como vai desatualizar ou sair de moda; 2. Aumentar a longevidade (qualidade); 3. Facilitar manufatura e troca; 4. Peças modulares/padronizadas; 5. Prever a transição para o próximo ciclo de uso.

Uso consciente dos recursos naturais para desenvolvimento econômico sem o comprometimento do bem-estar das gerações futuras, objetivando a prosperidade de longo prazo.

Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida, atendendo quesitos de fácil aplicabilidade e replicabilidade, simplicidade, baixo custo e impacto social comprovado. 

Tecnologias utilizadas com o objetivo de preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento social e econômico para as próximas gerações.

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